A Maratona UNICEF SAMSUNG será organizado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e SAMSUNG.
Esse evento reunirá, na forma de maratona, programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores em geral, com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (APPs) nas salas de aulas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e, História).
As soluções desenvolvidas durante o evento devem ter como finalidade, promover inovações que contribuam para a melhoria da qualidade educacional.
A Maratona acontecerá no período de 25 de abril a 31 de outubro de 2018 e será dividida em 03 etapas.
Cada equipe deverá obrigatoriamente ser formada por 5 integrantes com os seguintes perfis:
Se você quer participar e não possui equipe ainda, escolha os integrantes faltantes clicando no botão abaixo
Monte sua equipeA Maratona acontecerá no período de 25 de abril a 05 de outubro de 2018 e será dividida em três etapas descritas a seguir:
Os APPs deverão ser desenvolvidos de acordo com as normas e orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Aplica-se à educação escolar, e indica conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade, para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Aborda: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas, Probabilidade e estatística.
Aborda: Oralidade, Leitura, Escrita, Conhecimentos linguísticos e gramaticais e Educação literária.
Aborda três unidades temáticas: Matéria e energia, Vida e evolução, Terra e Universo.
História do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
O sujeito no mundo; Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Formas e pensamento espacial; Natureza e qualidade de vida; Exercício da cidadania.
Aborda as práticas corporais: Brincadeiras e jogos, Danças e Lutas, Ginásticas, Esportes e Práticas corporais de aventura.
Domínio das estruturas gramaticais e incentivo das práticas discursivas e linguísticas da língua estrangeira.
É a área do patrimônio histórico e cultural da humanidade. Está centrado nas linguagens: Artes visuais, Dança, Música e Teatro.
A Comissão Organizadora da Maratona selecionará até 32 (trinta e duas) equipes para seguirem nas etapas 2 e 3 deste concurso. Todos os participantes das 32 equipes selecionadas que cumprirem todas as normas desse regulamento serão contempladas com: